Saiba como evitar a formação do tártaro

3 minutos para ler

Preocupar-se com a saúde bucal é um dos hábitos mais importantes que devemos ter com a nossa rotina de cuidados. Isso porque, além de contribuir para o aparecimento da cárie, o desleixo com os dentes pode causar o tártaro.

A placa bacteriana de tom amarelado se acumula nos dentes e prejudica a estética dos dentes. Um dos maiores motivos para a formação do tártaro é uma alimentação extremamente acidificante, riquíssima em açúcar e gorduras.

É fundamental prevenir o tártaro, já que em longo prazo o acúmulo de bactérias pode causar inflamação da gengiva, levando a um quadro de gengivite. Para cuidar da saúde dos seus dentes, saiba como evitar o tártaro seguindo as nossas dicas!

Capriche na higiene bucal

Ter uma higiene regrada com os nossos dentes é essencial para manter o tártaro longe da sua boca. Escove os dentes no mínimo três vezes por dia ou depois das refeições. A escovação deve ser realizada em todos os dentes e em movimentos circulares.

E não se esqueça do fio dental, pois ele elimina todos os resíduos de alimento que a escova não conseguiu tirar. Ele deve ser usado antes de todas as escovações. Usar um enxaguante bucal é mais do que recomendado para evitar o tártaro. A língua também deve ser escovada, já que ela acumula resíduos.

Consuma alimentos que previnem o tártaro

Você faz careta para frutas e verduras? Então comece desde já a mudar seus hábitos. Esses alimentos têm o poder de fortalecer as gengivas e atuam na prevenção do sangramento. Maçãs e vegetais como o espinafre e a acelga, por exemplo, são ótimos para evitar o tártaro.

É muito importante também ficar longe de alimentos ricos em açúcar, como doces e balas. Eles são os principais causadores da placa bacteriana e devem ser consumidos com moderação.

Fuja de bebidas que mancham seus dentes

Você adora o cafezinho depois do almoço? Saiba que bebidas que mancham os dentes, como o chá e o vinho tinto, estimulam a formação de tártaro. Os dentes absorvem a pigmentação dos líquidos e isso os enfraquecem.

Portanto, se você não conseguir evitar bebidas escuras, procure escovar os dentes logo depois que consumi-las. Mas cuidado! Se a bebida ou alimento for muito ácido é melhor esperar um pouco! Após o consumo de alimentos ácidos a camada de esmalte dos dentes fica enfraquecida, por isso, a escovação pode prejudicar os seus dentes.

Visitas ao dentista

É fundamental visitar regularmente seu dentista para manter a boa saúde bucal. Muitas vezes consultas simples podem evitar problemas muito maiores no futuro. Depois da formação do tártaro, somente o profissional poderá eliminá-lo completamente, já que ele possui todos os instrumentos necessários para o procedimento.

Deixe de lado a desculpa de que morre de pavor só de estar sentado em uma cadeira do dentista, pois os aparelhos odontológicos estão cada vez mais modernos, reduzindo os desconfortos durante os tratamentos dentários.

O tártaro é um problema que deve ser evitado, já que pode afetar até a aparência dos dentes. Prevenir é sempre a melhor solução! E você, já teve algum problema com o tártaro? Como você fez para eliminá-lo? Queremos saber! Comente no post e aproveite também nossas dicas para escolher a escova ideal para você!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário