Saúde bucal na pandemia: 4 cuidados que você precisa ter

4 minutos para ler

Que o coronavírus mudou a nossa rotina diária, isso não é novidade para ninguém, certo? Então, acontece que com as mudanças de hábitos, algumas pessoas deixaram de ter os mesmos cuidados que tinham antes desse período. Nesse sentido, a saúde bucal na pandemia deve continuar sendo uma preocupação nossa — e mais do que nunca.

Decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, nosso dia a dia foi totalmente afetado pela pandemia. Entre as mudanças, estão as rotinas de acompanhamento com profissional dentista, por exemplo. De acordo com as orientações técnicas do Ministério da Saúde, durante um período, o atendimento odontológico era somente em caso de emergência.

Mas afinal, mesmo com todas essas mudanças, como podemos garantir os cuidados da nossa saúde bucal e quais devemos ter no geral? Faça a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto.

Entenda a importância da saúde bucal na pandemia

Antes de mais nada, a saúde bucal está ligada diretamente com o restante do nosso organismo. A negligência a respeito dela pode levar a outros problemas e doenças. Sabendo da sensibilidade deste momento em que vivemos, é fundamental evitar visitas a médicos sem caráter emergencial.

Dessa maneira, é muito importante que a população busque manter todos os passos a passos de higiene bucal, evitando futuramente qualquer tipo de dor, sofrimento, alteração na fala, qualidade de vida e bem-estar.

Veja os principais cuidados para saúde bucal na pandemia

Determinadas práticas de higiene bucal estão diretamente ligadas às etapas de segurança contra a Covid-19, como, por exemplo, passar o fio dental sem lavar as mãos. Afinal de contas, o vírus, quando em contato com as mãos e levado para boca, traz riscos de contaminação.

Sendo assim, confira algumas dicas de como se cuidar durante a pandemia:

1 – Não negligenciar a rotina diária

A primeira dica levantada é referente às práticas diárias de saúde bucal. Durante a pandemia, elas não devem ser reduzidas, pelo contrário, a escovação deve ser feita, no mínimo, duas vezes ao dia. Para isso, garanta a utilização de escovas de dentes macias, creme dental com flúor, enxaguante bucal e fio dental.

Esses são os quatro itens mais importantes para evitar problemas como surgimento de cáries, gengivite, mau hálito e até mesmo questões mais graves, como perda ou quebra de dente, além de alterações na mordida.

2 – Sempre lavar as mãos

Para executarmos o passo a passo da rotina diária de saúde bucal na pandemia, outro ponto extremamente importante é, antes de tudo, higienizar as mãos. O contágio do coronavírus se dá por gotículas de saliva.

Caso tenha alguém em casa com suspeita do caso, evite levar as mãos à boca sem ter feito a higienização necessária. A prática deve ser feita da metade do pulso até as pontas dos dedos por, no mínimo, 20 segundos, com álcool em gel ou água e sabonete antisséptico.

3 – Não compartilhe objetos pessoais

Mais do que nunca, nunca compartilhar a mesma escova de dente, toalha de rosto, sabonete e creme dental. Todos esses itens são objetos que podem estar contaminados por outra pessoa. Em caso de contato com o vírus, é passível de gerar contaminação, afinal, o vírus pode sobreviver até 3 dias em superfícies de objetos.

4 – Evite consultas sem necessidade

A manutenção da saúde bucal está diretamente ligada às visitas aos consultórios odontológicos. Entretanto, mesmo que eles cumpram rigorosamente todas as medidas de biossegurança, ainda é um local de risco de contaminação.

A recomendação é continuar tendo contato com seu dentista por telefone, mensagem, e-mail e outros canais de comunicação em caso de dúvidas ou dificuldades.

Entretanto, caso você possua algum tipo de emergência ligado à saúde bucal na pandemia, os consultórios e profissionais da área estão preparados para te receber.

Agora que você já sabe da importância de manter a saúde bucal na pandemia, que tal aproveitar e compartilhar este conteúdo nas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto?

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário