Sensibilidade nos dentes: 5 dicas para cuidar dos dentes sensíveis

3 minutos para ler

Se ao ingerir alimentos e bebidas frios ou ácidos, você sente seus dentes doloridos, pode ser que você sofra de um problema comum: a sensibilidade dentária.

A sensibilidade nos dentes afeta boa parte da população e, além da dor, gera muitos outros incômodos — até mesmo sociais, porque faz a pessoa deixar de lado o simples prazer de tomar um sorvete com amigos, por exemplo. 

Saiba mais sobre esse assunto e veja como cuidar bem dos seus dentes sensíveis!

Causa da sensibilidade nos dentes

O problema ocorre quando o tecido conjuntivo e mineralizado que forma o corpo do dente, que conhecemos como “dentina”, fica desprotegido e exposto.

Alguns fatores podem contribuir para a sensibilidade nos dentes.

  • Escovação incorreta: Alguns colocam muita força ao escovar os dentes, achando que isso ajudará na limpeza mais profunda. Ainda, outros usam escovas de cerdas duras, o que acaba prejudicando o esmalte dos dentes.
  • Bruxismo: O bruxismo pode provocar o desgaste dos dentes e pode destruir o tecido da gengiva, gerando sensibilidade nos dentes.
  • Tratamento de clareamento dental: Essa sensibilidade é temporária e normalmente desaparece ao fim do tratamento.
  • Presença de cáries: As cáries danificam o esmalte dos dentes, expondo a dentina e provocando a sensibilidade.

Como combater a sensibilidade nos dentes

A sensibilidade dentária gera muito desconforto. Assim, veja a seguir quais cuidados você pode adotar para combater esse mal.

1. Ter uma escova de dentes apropriada

Dê preferência à escova com grande quantidade de cerdas e que seja macia. Opte também por escovas arredondadas.

2. Saber escolher o creme dental

Em casos de sensibilidade, é recomendado usar um creme dental e alguns outros produtos prescritos pelo dentista. Ele pode recomendar marcas que contenham alta concentração de flúor, que fortalecem e vedam os dentes. Evite aqueles que prometem clareamento, pois possuem agentes abrasivos, que aumentam a sensibilidade.

3. Ter cuidados com a higiene bucal

Escovar diariamente os dentes por pelo menos 2 minutos é muito importante. Também não se esqueça de usar correta e diariamente o fio dental. O uso do fio dental ajuda a eliminar a placa na margem da gengiva e entre os dentes. A higiene impecável da boca impedirá o aparecimento das cáries.

4. Seguir uma dieta com poucos ácidos

Alimentos e bebidas com baixa acidez são um importante antídoto contra a sensibilidade. Assim, evite sempre que puder os refrigerantes, isotônicos e sucos ácidos ou use um canudo para que não tenham contato com os dentes. Nas refeições, ao comer salada, substitua o vinagre, limão e molhos cítricos pelo azeite.

5. Fazer clareamento sempre com supervisão

Todo clareamento dentário deve ser indicado e acompanhado pelo dentista. Evite qualquer tratamento caseiro. Se quiser dentes brancos, mas sem sensibilidade, clareie-os apenas com acompanhamento profissional.

Conforme mencionado, a sensibilidade nos dentes pode ter diversas causas. Por isso, resista à tentação de usar receitas caseiras para resolver o problema. Na verdade, isso pode até agravar a situação. Por isso, todo e qualquer tratamento deve ser feito por um profissional competente, que fará uma avaliação correta e indicará o tratamento que melhor atende às suas necessidades.

Cuidar da saúde bucal contribui para nossa saúde geral e bem-estar. Assim, quer ficar livre da sensibilidade nos dentes e de outros problemas odontológicos? Então vá regularmente ao dentista.

Quer nos conhecer melhor? Siga-nos na nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados