Conheça a relação entre o sorriso e a autoestima!

3 minutos para ler

Você sabia que o sorriso e a autoestima estão intimamente ligados? Se os dentes estiverem danificados de alguma forma, isso não afeta apenas a saúde bucal como também a autoestima, já que a pessoa pode ficar com vergonha de exibir o sorriso para os outros.

Consequentemente, isso afeta o modo como ela se enxerga, já que prejudica a própria aparência. Portanto, caso os dentes não estejam do modo como você gostaria, é possível desenvolver problemas como falta de confiança, o que também afeta as relações sociais.

Dessa forma, cuidar dos dentes vai muito além de preservar a saúde bucal. Afinal, mexe diretamente com a nossa autoestima. Para que você veja como esses assuntos estão interlaçados, continue a leitura!

Importância da relação entre o sorriso e a autoestima

Um sorriso bonito e bem alinhado é o desejo de várias pessoas que sofrem com algum tipo de disfunção nessa região, como a mordida cruzada, desalinhamentos dos dentes ou, até mesmo, a perda dentária.

Além de afetar a saúde bucal, essas falhas também prejudicam a autoestima, já que os dentes estão em uma área muito visível do corpo. Por isso, os problemas que existem neles são facilmente perceptíveis, o que impacta diretamente a autoestima do sujeito.

Atualmente, existem diversos procedimentos estéticos odontológicos que podem ser feitos para solucionar esses falhas e, assim, resgatar a autoestima que foi perdida.

Cuidados com a aparência dos dentes

Para preservar a estética dos dentes é importante marcar visitas regulares ao dentista — de preferência, a cada seis meses. Além disso, você deve fazer a higienização correta todos os dias e prestar atenção na alimentação. Portanto, faça a ingestão de alimentos nutritivos e evite aqueles que são ácidos e podem danificar os dentes, como os refrigerantes.

Caso você precise e queira solucionar algum problema no seu sorriso e, assim, recuperar a autoestima, existem alguns procedimentos estéticos odontológicos disponíveis. Veja os principais a seguir.

Clareamento

Se quiser ter um sorriso mais branco, você pode investir no clareamento dental. Esse procedimento é capaz de tirar o amarelado e manchas dos dentes, por meio de diferentes técnicas.

Uma delas é a laser, realizada no consultório odontológico. Outra opção é adotar o clareamento caseiro, no qual o dentista fabrica uma moldeira que deve ser utilizada com um gel clareador.

Aparelhos

Os aparelhos ortodônticos são uma maneira eficiente de corrigir diversos tipos de desalinhamentos nos dentes. Atualmente, há vários tipos, como o aparelho fixo, o móvel, invisalign. O tratamento pode durar meses ou anos, dependendo de cada caso.

Implantes e próteses

Em casos de perda dentária, o procedimento estético indicado costuma envolver próteses e, se necessário, implantes. Dessa forma, é possível recuperar a estrutura dentária perdida e, assim, garantir um sorriso bonito e saudável.

Como você pôde perceber, o sorriso e a autoestima são itens que estão diretamente relacionados, por isso, a sua importância não deve ser negligenciada. Caso você sofra com alguns dos problemas citados neste artigo, recomendamos que trate o seu caso com um profissional de confiança. Para isso, indicamos a Crool.

Temos profissionais altamente capacitados que podem proporcionar um sorriso bonito e saudável. Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário