Quem nunca sonhou em ter um sorriso lindo, digno dos artistas de Hollywood, que atire a primeira escova!

Atualmente, tem crescido, cada vez mais, a preocupação com a aparência e a estética, e o sorriso é grande parte dessa conta. Ter dentes mais harmônicos, brancos e alinhados é desejo de muitos, mas não é algo tão difícil de se alcançar assim.

De cuidados que você pode ter em casa até técnicas acessíveis nos consultórios odontológicos, conseguir um sorriso lindo com naturalidade nunca foi tão fácil.

Para saber mais sobre como conseguir isso, continue lendo o artigo abaixo. 

A importância de um sorriso lindo

Muitas pessoas acreditam que ter um sorriso lindo é uma questão puramente estética, mas não é verdade.

Além do impacto positivo que um sorriso harmônico pode proporcionar, ele também afeta nossa autoestima e a maneira como nos relacionamos com outras pessoas. Não é raro ver pessoas que têm problemas nos dentes se sentirem inseguras e envergonhadas, evitando sorrir para não passarem por nenhum tipo de constrangimento.

Ainda, cuidar dos dentes é essencial para a saúde bucal, podendo evitar doenças e complicações, como o surgimento de cáries, gengivites e periodontites.

Por tudo isso, buscar maneiras de conseguir um sorriso mais bonito é bom para sua saúde, para seu visual e para a sua confiança diante do mundo.

A boa notícia é que, com alguns simples cuidados e os tratamentos mais modernos dos consultórios odontológicos, é possível alcançar um sorriso lindo em menos tempo que você imagina. Confira!

1. Mantenha uma boa higiene bucal

Você provavelmente já sabe de tudo isso, mas será que realmente aplica?

É comum, em meio à correria do dia a dia, algumas pessoas negligenciarem a saúde bucal. O hábito, que, a curto prazo, parece inofensivo, pode trazer sérias consequências para o seu sorriso.

O ideal é escovar os dentes após todas as refeições, mesmo após o consumo somente de líquidos, e, principalmente, antes de dormir. O fio dental, também muitas vezes esquecido, é essencial para retirar os resíduos que não saem com a escovação normal e que podem favorecer o surgimento de placa bacteriana.

Para quem tem uma rotina corrida e passa o dia fora, o ideal é levar o material de higiene bucal em vez de esperar chegar em casa para fazer a escovação. Esse simples hábito pode ser definitivo para a manutenção de um sorriso lindo.

Além disso, é muito importante trocar a escova periodicamente, em média a cada três meses. O desgaste pode variar de cada material e uso, mas, acima desse período, ela normalmente perde sua eficácia. Prefira ainda aquelas de cerdas macias e cabeça pequena, que costumam ser mais eficientes.

2. Tenha cuidado com alguns alimentos

Comer não é só uma atividade maravilhosa, mas tem impactos positivos e negativos no nosso organismo. Uma alimentação completa e balanceada é peça fundamental para a manutenção da saúde do nosso corpo e até de algumas estruturas, como nossos cabelos e unhas. Com os dentes não poderia ser diferente.

Alimentos muito pigmentados, como o café, os refrigerantes e o vinho tinto, podem amarelar o seu sorriso e comprometer sua aparência. Eles podem ser consumidos normalmente de vez em quando, mas fique atento para as consequências de seu excesso.

Além disso, tenha atenção redobrada aos alimentos muito doces, que podem favorecer o aparecimento de cáries, e àqueles muito duros, que podem levar à quebra do seu dente. Um descuido a mais e você vai desejar não ter comido aquele amendoim japonês.

Mas nem todos os alimentos são vilões! Aqueles ricos em vitamina C, como a laranja, o mamão, o morango e o pimentão amarelo cru, podem contribuir para a manutenção da saúde de suas gengivas.

Mantenha também uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, que ajudam a evitar a perda dos dentes por problemas ósseos. Alguns exemplos são peixes, carnes, frutos dos mar, leites, ovos e queijos.

3. Visite o dentista regularmente

Visitar regularmente o seu dentista deve ser um hábito complementar à manutenção da sua higiene bucal diária. Só com o acompanhamento de um profissional, você poderá verificar a saúde dos seus dentes, antecipar necessidades de tratamento e cuidar de possíveis problemas que surgirem ainda em seu estágio inicial.

O ideal é consultar um odontologista a cada seis meses, mas não hesite em marcar uma consulta ao surgimento de qualquer dúvida ou sintomas na sua boca.

4. Informe-se sobre o clareamento dental

Ninguém quer ter os dentes manchados e amarelados e, para isso, o clareamento dental pode ser uma excelente opção.

Além do consumo de alimentos pigmentados, o cigarro pode ser um grande vilão na hora de manchar os dentes. Isso porque a nicotina, substância presente no tabaco, adere aos dentes, mudando sua cor e podendo amarelá-los.

Embora existam opções caseiras, os melhores tratamentos e com resultados mais efetivos e duradouros continuam sendo aqueles encontrados nos consultórios odontológicos. Consulte o seu dentista para discutir qual é a melhor escolha para você.

5. Considere o uso de lentes de contato para os dentes

Preferência das celebridades do mundo todo, colocar lentes de contato nos dentes é um dos tratamentos mais modernos para se conseguir um sorriso lindo, com naturalidade e de maneira muito rápida e fácil.

O tratamento recebe esse nome por se referir a finas placas que são colocadas sobre os dentes para alterar seu formato e cor. O material é tão fino que se assemelha a uma lente de contato de olhos. 

A lente de contato dental pode, em poucas consultas, corrigir dentes levemente desalinhados e amarelados, sem a necessidade de tratamentos adicionais e mais demorados, como o uso de aparelho ortodôntico.

6. Avalie a utilização de facetas de resina ou porcelana

As facetas de resina ou porcelana são normalmente uma opção para os problemas que não podem ser resolvidos com o uso da lente de contato para os dentes.

A principal diferença entre os dois tipos é que a faceta dental demanda um pequeno desgaste nos dentes para ser colocada, o que faz dela um tratamento um pouco mais invasivo do que a opção das lentes.

Apesar disso, ela também pode tratar casos mais complexos, como manchas mais escuras nos dentes e desalinhamentos maiores.

Além disso, as facetas de resina ou porcelana também têm uma série de vantagens, como a resistência, podendo durar anos e sofrer pouca alteração de cor com o passar do tempo.

7. Converse com um profissional sobre os aparelhos ortodônticos e estéticos

Mesmo sendo tradicional, o uso de aparelhos ortodônticos ainda é essencial para corrigir a posição e o alinhamento dos dentes, além da mordida, em casos que não podem se beneficiar de tratamentos, como os das facetas e das lentes de contato.

De diversos tipos, eles tratam problemas como dentes muito separados (diastema), distúrbios na mordida e muito mais.

Hoje em dia, existem opções com impacto visual menor, como os aparelhos estéticos, que têm peças de cores mais próximas às cores dos dentes, e os do tipo autoligável, que dispensam o uso de borrachinhas.

8. Busque conhecimento sobre o Invisalign

Uma das opções mais modernas da ortodontia, o Invisalign é um aparelho praticamente invisível e que é feito a partir de um molde especial para sua boca.

Importado dos Estados Unidos, esse tratamento é uma das maneiras mais discretas e eficientes de alcançar um sorriso lindo. Isso porque ele é feito de um material transparente, que se molda perfeitamente aos seus dentes, e corrige-os sem a necessidade de bandas, bráquetes, fios e elásticos dos aparelhos tradicionais.

Além disso, ele ainda pode ser retirado durante a alimentação e a higiene bucal, o que o torna uma opção mais prática e confortável para a correção da desarmonia dos seus dentes.

Viu? Hoje em dia, ter um sorriso lindo é muito mais fácil do que você pensava! Se você gostou dessas dicas, compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais!