Estamos cercados por inovações tecnológicas que facilitam e melhoram a nossa vida em todos os aspectos. Como não poderia ser diferente, a tecnologia na odontologia também traz diversos benefícios tanto para os pacientes quanto para os dentistas.

Ela é aplicada dentro de todas as áreas dessa profissão, transformando o trabalho dos odontologistas, fazendo com que fique mais preciso e mais bem executado. Além de trazer maior bem-estar na experiência do paciente em vários tratamentos.

Quer saber mais sobre como a tecnologia tem atuado pelo bem da odontologia? Continue a leitura, pois é sobre esse assunto que falaremos neste post!

Como é aplicada a tecnologia na odontologia?

Podemos dizer que a odontologia digital é a grande inovação dos últimos tempos no setor. Ela envolve o uso de computadores, softwares, câmeras, scanners, radiografias panorâmicas e impressoras 3D.Tudo isso confere uma visão mais detalhada para o profissional planejar e realizar os tratamentos odontológicos.

Além disso, a tecnologia na odontologia inclui novas técnicas e materiais. Dessa forma, o dentista é capaz de aprimorar o atendimento ao paciente e também ter resultados cada vez mais satisfatórios.

Quais são os procedimentos mais modernos?

Nos últimos anos, a modernização dessa área trouxe mais facilidade e comodidade, além de deixar alguns procedimentos ainda mais estéticos. Por falar em beleza, ela também está presente nos tratamentos para deixar o sorriso perfeito.

Anestesia computadorizada

Por meio de um equipamento, o dentista aplica a anestesia no paciente de forma controlada e quase indolor. Por conta disso, ele evita o excesso da substância, diminuindo os efeitos incômodos que ela causa.

Escaneamento intraoral

O scanner tem uma ponteira que é colocada na boca do paciente. Dessa maneira, o profissional consegue captar as imagens da cavidade bucal com maior nitidez.

Com o uso de softwares, é possível transformar essas figuras em modelos 3D virtuais para o planejamento de diversos tratamentos.

Impressão 3D

A impressora 3D permite que os profissionais produzam peças odontológicas, próteses, alinhadores e moldes ortodônticos.

Esses itens são feitos quase que artesanalmente no método convencional e podem levar dias para ficarem prontos. Com essa tecnologia, eles são confeccionados em poucos minutos ou horas.

Lentes de contato dental

As facetas de porcelana são capas que revestem os dentes um a um, melhorando o aspecto geral do sorriso, como a correção da cor e a harmonia.

Já as lentes de contato dental são uma evolução dessa técnica, a espessura do revestimento é bem menor, permitindo um resultado mais natural com um processo menos agressivo ao esmalte dentário.

Cirurgia guiada

Os implantes dentários devolvem a funcionalidade dos dentes por intermédio das próteses que são afixadas nos ossos. Na técnica convencional são necessários cortes na gengiva para que os parafusos sejam colocados.

Na cirurgia guiada, a broca vai diretamente ao local onde serão implantadas as próteses, evitando a incisão com o bisturi. Dessa maneira, a recuperação do paciente é bem mais tranquila.

A tecnologia na odontologia avança cada vez mais para trazer mais eficiência no trabalho do dentista e mais comodidade e satisfação no paciente. Por isso, se você quer contar com as inovações no seu tratamento odontológico, procure por uma clínica que ofereça o que há de mais moderno na área.

Já que está por aqui, que tal aprender ainda mais sobre o assunto? Leia o nosso texto sobre o que é a odontologia digital e onde encontrar em Goiânia.