Você conhece os principais tipos de fio dental? Saiba aqui!

4 minutos para ler

Você tem o hábito de utilizar o fio dental com frequência? Se não, deveria passar a adotá-lo. O produto é essencial para auxiliar a limpeza dos dentes ao eliminar partículas de alimentos e bactérias, de forma a contribuir com a saúde bucal. Por falar no assunto, você sabe quais são os tipos de fio dental?

Antes de falar sobre eles, é preciso esclarecer que o fio alcança locais nos quais a escova não chega. Por esse motivo, evita o aparecimento de doenças como mau hálito, placa bacteriana, cárie, gengivite e periodontite. Não é à toa que esse item de higiene deve ser usado sempre após as refeições.

O fato é que, devido à correria do dia a dia, muitas pessoas não o utilizam. A recomendação dos dentistas é não deixar de passar o fio dental principalmente antes de dormir. É que durante o sono produzimos menos saliva, o que contribui para a proliferação de bactérias causadoras das indesejadas doenças bucais.

Neste post, vamos mostrar quais são os principais tipos de fio dental oferecidos pelo mercado, suas características e como utilizá-los. Acompanhe!

Tipos de fio dental

Veja, abaixo, quais são as principais opções de fio dental existentes!

Multifilamento

Chamado também de fio dental de nylon, é formado por diversos filamentos, os quais estão ligados em formato cilíndrico. Além de bastante fino e resistente, o produto é mais flexível, logo, é recomendado para quem tem os dentes sobrepostos ou muito juntos, já que se adéqua melhor ao contorno da dentição. Ainda assim, pode desfiar durante o uso. Por isso, o conselho é passá-lo com cuidado.

Monofilamento

Trata-se do fio dental composto por filamento único. Ele é mais espesso, sendo assim, chega a remover os restos de alimentos em menos tempo e com mais facilidade. Isso quer dizer que o produto é bastante eficiente, porém, não é recomendado para qualquer pessoa. Quem tem diastema, ou seja, dentes muito espaçados, deve optar por outra solução de higienização. Em geral, esse item é também mais rígido e tem custo superior.

Super floss

É aconselhado para quem usa aparelhos ortodônticos, implantes dentários, coroas ou pontes. Uma de suas extremidades consegue limpar o dispositivo dental, enquanto as fibras higienizam as superfícies dos dentes. Já os filamentos encarregam-se de eliminar os restos de alimentos entre a dentição e a gengiva. Esse tipo de fio remove a placa bacteriana de maneira muito mais simples.

Passa fio

É a solução ideal para quem usa aparelho e ou tem implante. O produto é confeccionado com plástico e seu formato é de agulha, o que permite a passagem do fio dental no interior do dispositivo ortodôntico. Ele faz a higienização de áreas difíceis, prevenindo problemas na gengiva e outras doenças bucais. Seu uso é simples. Basta amarrar o fio na entrada do acessório e efetuar a limpeza.

Fio dental com haste

É uma tecnologia criada para possibilitar a limpeza intensiva dos dentes. Ele é feito de plástico com ponta no formato de uma curva, cuja função é segurar uma porção de fio dental. Já a outra extremidade conta com um palito de plástico pequeno, o qual tem finalidade semelhante à dos palitos de madeira, ou seja, remover partículas de alimentos maiores situadas na região bucal. O produto desliza entre a dentição com facilidade.

Passo a passo para utilizar o fio dental

Você sabe utilizar o fio dental corretamente? Para acertar em cheio, confira o passo a passo a seguir:

  • enrole 40 centímetros do fio em cada dedo médio e deixe sobrar 10 centímetros;
  • use o indicador e o polegar das duas mãos para passar o fio entre os dentes;
  • lembre-se de levar o fio até a base da dentição. Porém, vá com cuidado para não correr o risco de machucar a gengiva;
  • realize movimentos de trás para frente e, em seguida, remova com cautela o fio dos dentes.

E então, já conhecia os principais tipos de fio dental? A dica é experimentar todos os modelos para verificar qual é mais eficiente e confortável para você. Na dúvida, converse com o seu dentista e peça conselho a respeito de qual item utilizar. Não se esqueça de que, assim como a escovação, o produto deve ser usado sempre após as refeições a fim de garantir a sua saúde bucal.

Este post foi útil? Se sim, aproveite que chegou até aqui e conheça, agora mesmo, quais são as vantagens do bom uso do fio dental!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário