4 principais tipos de próteses dentárias que existem e suas diferenças

3 minutos para ler

Você sofre com a perda de um ou mais dentes? Sabemos o quanto não é fácil exibir o sorriso quando há algo errado com a estética bucal. Uma solução para o problema são as próteses. Aliás, você sabe quais são os principais tipos de próteses dentárias? Explicamos neste post. Confira!

O que é prótese dentária?

A prótese dentária são estruturas criadas para pessoas que perderam um ou mais dentes. Logo, ela serve para restabelecer o sorriso perfeito, contribuindo para o pleno controle das funções mastigatórias e respiratórias, além da fala. Ainda, a colocação da prótese tem finalidade estética, o que é de suma importância por afetar a autoestima dos pacientes.

O implante é diferente da prótese?

Ambos têm a mesma função — reabilitar a perda dentária —, mas não são a mesma coisa. O implante dentário é uma estrutura de metal, em geral de titânio, introduzida na região do maxilar. Ela é empregada para substituir a raiz dos dentes. Porém, para que a reabilitação seja completa, é preciso aplicar, posteriormente, a prótese sobre o implante.

Quais são os tipos de próteses dentárias?

Abaixo, listamos alguns dos principais tipos de próteses dentárias. Veja!

1. Prótese total

Popularmente chamada de dentadura ou chapa, a prótese total é a ideal no caso de perda de vários dentes. Ela é feita, geralmente, de resina acrílica e imita bem o tamanho, a cor e o formato da dentição original.

Normalmente, esse tipo de prótese é removível, sendo recomendada, principalmente, para idosos. Mas ela também é indicada para pessoas que perderam os dentes por causa de acidentes ou doenças bucais.

2. Prótese parcial removível

É uma prótese utilizada para substituir a falta de algum dente. Ela é formada por estrutura metálica, que retém os dentes saudáveis, gerando estabilidade na mastigação e na fala.

De modo geral, a prótese parcial removível é recomendada quando a gengiva do paciente não se encontra em condições apropriadas para a colocação de implantes. Tal alternativa tem baixo apelo estético, já que a placa de metal fica visível na boca.

3. Prótese overdenture

Esse tipo de prótese dentária fica presa ao implante. Um dos modelos é o O’Ring, em que ela é unida por anel metálico ou de teflon, o qual é encaixado em um elemento protético em forma de bola. O outro é a Barra-Clip, que permite a união por meio de clips adaptados a uma barra soldada.

4. Prótese protocolo

A prótese protocolo é outra alternativa indicada para pacientes que perderam todos os dentes. Para aplicá-la, é necessário aguardar o período de osseointegração, isto é, a fase em que o implante de metal integra-se ao osso mandibular ou maxilar. Esse tipo de prótese pode ser colocada sobre implante cerâmico ou de zircônia.

Agora você conhece os principais tipos de próteses dentárias e suas indicações. Se precisar iniciar o tratamento de reabilitação bucal, procure bons profissionais para ajudar você a encontrar a prótese ideal. Assim, suas funções orais serão plenamente recuperadas e você poderá voltar a sorrir sem constrangimentos.

Que tal dar o primeiro passo para começar seu tratamento? Entre em contato com o CROOL!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário