Você sabe quais são as causas e o tratamento para dentes separados?

4 minutos para ler

Ter dentes separados (diastema) é para muitos um incômodo, pois a harmonia do sorriso é prejudicada. No entanto, para outros isso é um charme, afinal, famosos, como a cantora Madonna, têm essa característica como marca registrada.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, ter aquele espaço entre os dentes não é um problema somente estético e pode gerar problemas para o paciente caso ele não procure um dentista para fazer a correção dessa falha.

E se você tem dentes separados e gostaria de saber mais a respeito, continue a leitura e conheça as causas e tratamento de diastemas. Confira!

Por que algumas pessoas têm dentes separados?

É comum que as crianças tenham dentes separados, pois quando começam a trocar os dentes de leite, é necessário que haja um espaço para que os dentes definitivos nasçam, principalmente os incisivos. Ao longo do tempo, esses espaços tendem a fechar naturalmente.

Outras causas de diastema são:

  • uso de chupetas ou mamadeiras;
  • tamanho diferente dos dentes;
  • protuberância do freio labial — tecido que liga o lábio superior à gengiva, localizado entre os dois dentes frontais;
  • falta de dentes.

No caso de pessoas adultas, o espaçamento entre os dentes tende a aumentar com o passar dos anos, principalmente depois dos 40 anos de idade.

Quais os problemas causados por diastemas?

Em muitos casos, ter dentes separados é uma questão puramente estética, que não traz danos à saúde bucal do paciente. Mas a pessoa pode ficar incomodada com aquele aspecto de seus dentes e ter vergonha de sorrir, o que prejudica sua autoestima e suas relações humanas.

Já em outros casos, o diastema pode ser mais grave e levar até mesmo à perda dentária. Isso mesmo, quando este espaçamento está entre os dentes responsáveis pela mastigação, como molares e pré-molares, pode haver acúmulo de resíduos de alimentos.

Estes restos causam placa bacteriana e posteriormente formação de cáries, o que pode levar a um tratamento de canal ou, até mesmo, à perda de dentes. Por isso, é bom ficar atento e, ao menor sinal de inflamações e sangramentos, procurar o dentista.

Quais os tratamentos para diastemas?

Embora não haja uma forma de prevenir o diastema, há formas de tratá-lo. Vamos ver as opções de tratamento mais comuns para esse problema:

Aparelho ortodôntico

O aparelho dentário é muito usado para corrigir problemas de dentes separados, pois além de fechar aquele espaço, ele também corrige o alinhamento dentário de forma geral. O tempo de tratamento depende de cada caso e pode variar entre 12 e 36 meses.

Facetas de porcelana ou lentes de contato

Quando o problema do diastema é puramente estético, as facetas de porcelana e lentes de contato são excelentes opções. Isso porque o tratamento é rápido e dura no máximo 3 sessões. Além disso, é indolor e ainda corrige o tamanho dos dentes, caso tenham proporções diferentes.

Cirurgia (Frenectomia)

Quando o freio labial é muito protuberante, é necessário que seja realizada uma cirurgia para removê-lo, para depois recorrer a outro procedimento. Isso porque o freio ocupa o espaço que poderia, por exemplo, ser fechado com as facetas de porcelana ou lentes de contato.

Todos as opções de tratamento citadas são eficazes para corrigir dentes separados, mas somente um dentista poderá te indicar o melhor procedimento para cada caso.

Se você precisa de profissionais qualificados para cuidar de sua saúde bucal e de sua família, entre em contato com a Crool Odontologia e conheça nossa equipe!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

3 thoughts on “Você sabe quais são as causas e o tratamento para dentes separados?

  1. I needed to write you a tiny word just to thank you over again for all the remarkable advice you’ve featured on this website. This has been quite strangely open-handed with you to offer without restraint just what many people could possibly have advertised for an ebook to earn some bucks for their own end, principally given that you might have done it in case you decided. These ideas likewise worked to become great way to recognize that someone else have a similar interest similar to my own to know the truth lots more concerning this problem. I’m sure there are a lot more pleasant times ahead for people who look into your site.

Deixe um comentário