Dentes desalinhados ou tortos não são um problema incomum. Entretanto, não podemos negar que essa característica, mesmo sendo natural do indivíduo, pode trazer complicações para sua qualidade de vida. Por isso, preparamos este artigo para falar um pouco sobre tratamentos ortodônticos em Goiânia.

Corrigir a posição dos dentes é importante porque traz benefícios estéticos e funcionais, além de manter a boa saúde bucal. E atualmente existem tantas opções de aparelhos que é possível fazer um tratamento discreto, sem perdas para a aparência.

Mas é preciso escolher com cautela a clínica e o profissional, afinal, mexer na posição dos dentes e ossos da face é uma responsabilidade muito grande. Por isso, trouxemos algumas dicas de como escolher o melhor ortodontista em Goiânia. Continue lendo e veja também quais benefícios esse tipo de tratamento proporciona.

Importância de uma escolha consciente

A finalidade dos tratamentos ortodônticos é promover a movimentação dos dentes para que fiquem alinhados adequadamente. Afinal, para que eles cumpram suas funções, precisa haver um encaixe perfeito entre as arcadas superior e inferior.

Quando isso não acontece, ocorre a sobrecarga tanto da dentição como dos tecidos bucais e ossos da face. Além disso, a mastigação fica comprometida, é mais difícil fazer a higiene bucal e ainda há quem sinta dificuldade para articular as palavras.

Como você pode ver, os dentes e ossos faciais têm um papel importante, sendo assim, quando estão assimétricos e precisam de intervenção é essencial que ela seja feita do modo correto. Um tratamento ortodôntico mal realizado pode trazer consequências sérias e deixar até mesmo sequelas.

Se a mordida não for corrigida adequadamente, há sobrecarga e desgaste da articulação temporomandibular, causando disfunções nessa estrutura. Esse problema, por sua vez, desencadeia sintomas dolorosos e interfere na funcionalidade das arcadas dentárias.

Por tudo isso, é importante escolher um bom profissional para fazer tratamentos ortodônticos. E não podemos esquecer que todos os casos são diferentes e o tratamento precisa ser planejado especificamente para cada um. Sendo assim, o profissional deve ser competente e experiente para tomar as melhores decisões.

Dicas de onde fazer tratamentos ortodônticos em Goiânia

Quem precisa realizar tratamentos ortodônticos em Goiânia ou qualquer outra localidade precisa estar atento para optar por bons profissionais. Afinal, como dito, esse tipo de intervenção deve ser realizado por um especialista experiente, afinal, trabalha toda a estrutura bucal do paciente.

Existem diversas opções de clínicas ortodônticas, mas é fundamental que você escolha aquela que pode garantir um atendimento de qualidade, com ótimos resultados funcionais e estéticos. Por isso, listamos a seguir alguns fatores que devem ser considerados para tomar uma boa decisão. Acompanhe!

Considere as indicações de outras pessoas

Para realizar bons tratamentos ortodônticos é importante conversar com pessoas que já se submeteram a eles e perguntar sobre os resultados alcançados. Fale com amigos e familiares pedindo indicações de boas clínicas.

Esclareça todas as suas dúvidas sobre o local, os profissionais, o atendimento, a ética, entre outros. Veja se de fato os resultados foram bons e se o profissional teve o cuidado de corrigir o sorriso pensando em todos os aspectos estéticos e dinâmicas bucais.

Analise o tempo de experiência do profissional

Profissionais experientes são aqueles que já atenderam casos diversos e com características diferentes. Isso porque eles tiveram contato com situações distintas e que exigiram abordagens e técnicas diferenciadas.

Esse tipo de profissional está bem preparado para tomar decisões mais assertivas para atender exatamente ao que você precisa. Assim terá certeza de que ele realizará um bom tratamento para valorizar o seu sorriso e cuidar da sua saúde bucal.

Avalie a estrutura do local

Antes de definir onde realizar seus tratamentos ortodônticos, também é importante conhecer a estrutura do local. Além de pesquisar informações, se possível, faça uma visita para ver de perto como são as instalações.

Observe a localização, organização, higiene, segurança, equipamentos, tecnologias e outros aspectos que julgar essencial. Afinal, é preciso que o especialista esteja bem equipado para oferecer um bom atendimento e que a estrutura física esteja de acordo com as necessidades de um ambiente de saúde.

Confira as opções de tratamento

Existem diferentes tipos de correção a serem realizadas em pacientes que precisam de tratamentos ortodônticos. Cada técnica é mais adequada para um problema e ainda há aparelhos específicos para cada caso.

Por isso, informe-se sobre as opções oferecidas pelo profissional, porque quantas mais houver, indica a experiência dele e também o seu cuidado de acompanhar as inovações desse campo.

Pesquise casos de sucesso

Nas opiniões e feedbacks de pacientes antigos você poderá encontrar depoimentos de pessoas que tiveram seu problema sanado. Procure por essas informações para observar o profissionalismo do especialista.

Casos de sucesso mostram sua competência e comprometimento com bons resultados. Isso é fundamental para que você tenha certeza de investir em um tratamento que cumprirá aquilo que foi proposto inicialmente.

Benefícios dos tratamentos ortodônticos

Ao escolher bons profissionais em Goiânia ou na cidade onde você estiver, todas as etapas dos tratamentos ortodônticos serão realizadas corretamente, alcançando excelentes resultados. Como dito, esses procedimentos trazem vantagens estéticas e funcionais, proporcionando benefícios como os que listamos a seguir.

Prevenção de problemas bucais

Dentes desalinhados e problemas na mordida causam sobrecarga às estruturas bucais. Esse esforço excessivo desencadeia problemas funcionais, como a já citada disfunção da articulação temporomandibular.

Além disso, por causa da sua posição, os dentes tortos são difíceis de higienizar e podem acumular mais resíduos. Essa condição desencadeia problemas como tártaro, mau hálito, cáries, gengivite e periodontite.

Mais saúde

Problemas ortodônticos também afetam a mastigação, tornando-a inadequada porque os dentes não conseguem cumprir suas funções. Isso pode causar desconfortos gástricos e dificultar o aproveitamento de nutrientes.

Além disso, a proliferação de bactérias, por causa do acúmulo de resíduos, desequilibra a saúde orgânica, já que elas migram para a corrente sanguínea. Problemas cardíacos e pulmonares podem ter início em complicações bucais.

Valorização da imagem

Não podemos negar que a simetria e harmonia do sorriso compõem uma imagem mais agradável, não é mesmo? Por isso, a aparência do indivíduo também é valorizada quando ele realiza tratamentos ortodônticos.

Atualmente, estar bem apresentável é uma exigência da sociedade, que cobra esse cuidado com a aparência, em especial no trabalho. E como o sorriso influencia muito, quando os dentes são corrigidos há um grande ganho estético.

Maior autoestima

Por impactar tanto a imagem, os dentes tortos causam insatisfação do indivíduo com a sua própria aparência. Por essa razão, os tratamentos ortodônticos também ajudam a elevar a autoestima, de modo que a pessoa se sinta melhor consigo mesma.

Nos procedimentos mais modernos, o paciente pode participar ativamente do planejamento dos resultados finais. Ele tem a oportunidade de ver como ficará o seu sorriso e isso ajuda ainda mais na aceitação do tratamento e a aumentar a sua segurança e confiança.

Você só tem a ganhar ao realizar tratamentos ortodônticos em Goiânia, mas é muito importante que escolha com cautela o profissional e a clínica que vão lhe atender. Seguindo os critérios que listamos aqui e observando outras questões que julgar importantes, com certeza você fará uma boa escolha e terá o sorriso que tanto deseja.

Nós podemos ajudar a valorizar ainda mais a sua imagem, com dentes brancos, alinhados e saudáveis. Entre em contato conosco e conheça nossas opções de tratamento.