Saiba como fazer o uso correto do fio dental

3 minutos para ler

Todo mundo sabe que para ter dentes saudáveis é importante manter uma rotina regrada de escovações. No entanto, quando se trata do uso correto do fio dental, o assunto fica mais delicado. A ferramenta, tão importante para a prevenção de cáries e a saúde da gengiva é, muitas vezes, esquecida e negligenciada na rotina de higienização.

Mas afinal, é preciso mesmo utilizar o fio dental em todas as escovações? A resposta é sim! O fio tem a função de alcançar espaços em que a escova não consegue chegar. Assim, somente com ele é possível realizar uma higienização completa. Quer entender melhor como utilizar o fio dental? Então continue a leitura.

Fio dental antes ou depois da escovação?

Passar o fio dental é um hábito que, muitas vezes, acaba sendo negligenciado por ser mais demorado do que a escovação. Por isso, alguns dentistas recomendam que sua utilização seja feita antes da escova para, assim, garantir que o paciente não vá dispensar o uso.

Além disso, usando o fio dental antes da escovação você garante uma limpeza mais eficiente, já que os restos de comida serão retirados dos espaços e, em seguida, removidos com a escova. Apesar de ser o mais indicado, não existe regra para a ordem de uso dos aparelhos, o importante é incluir o hábito na rotina e repeti-lo diariamente.

Como fazer o uso correto do fio dental?

Para garantir uma limpeza eficiente, é importante seguir alguns passos no uso do fio dental. A seguir, montamos um guia para ajudar você nessa tarefa:

  1. pegue um pedaço de fio de, aproximadamente, 40 cm e enrole as pontas ao redor dos dedos indicadores ou médios. É importante deixar um espaço de, pelo menos, 10 cm entre os dois dedos;
  2. introduza o fio no espaço entre os dentes utilizando o polegar e o indicador como apoio e deslize levemente em movimentos para cima e para baixo;
  3. passe o fio ao redor de todo o dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva com delicadeza para não machucar ou cortar;
  4. repita o processo em todos os dentes, utilizando uma parte limpa do fio para cada um;
  5. por fim, remova o fio em um movimento de trás para a frente e descarte.

Qual o melhor tipo de fio dental?

No mercado, existem diversos tipos de fio dental. Entre os mais comuns estão o fio de nylon, conhecido como multifilamento, e o fio PTFE ou monofilamento.

Os fios de nylon contam com diversas fibras do material e, muitas vezes, podem rasgar ou desfiar com facilidade, principalmente com pacientes que contam com dentes muito juntos. Já o fio monofilamento é mais resistente e não se rompe.

Apesar dessas características, se usados da forma correta os dois tipos de fio dental são eficientes na remoção de placa bacteriana e restos de alimentos.

O uso correto do fio dental é muito importante para garantir a higiene e saúde bucal e prevenir problemas como cáries e inflamações da gengiva. Por isso, o hábito deve ser incluído na rotina diária e realizado com atenção.

Quer entender melhor sobre os tipos de fio dental e quais são os mais indicados para cada caso? Então confira nosso artigo sobre o assunto.

Posts relacionados

Deixe um comentário