Vale a pena fazer implantes dentários? Conheça os mitos e verdades

3 minutos para ler

Os implantes dentários são pinos de titânio que substituem as raízes dos dentes que foram retirados para a colocação de dentes substitutos. Seriam as bases para reformulação da boca com próteses dentárias. No entanto, este procedimento é permeado por muitas dúvidas, por isso, conheça os mitos e as verdades sobre os implantes dentários a seguir.

Os implantes dentários são colocados por intervenção cirúrgica?

Sim. Os implantes dentários são colocados por intervenção cirúrgica, isso não quer dizer que você terá que passar dias no hospital. O cirurgião dentista faz o procedimento, normalmente, em seu consultório. A cirurgia possui 3 etapas: na 1ª etapa é colocada a base do pino de titânio, na 2ª etapa a base onde a prótese se fixará e na 3ª etapa a prótese dentária.

O corpo pode rejeitar os implantes dentários?

Não. O material usado nos implantes dentários são agregados ao organismo sem que sejam vistos como uma invasão. Um dos motivos pelo qual a gengiva agrega aos implantes dentários. Então, não há riscos de rejeição.

Esse procedimento é dolorido?

Não. Esse procedimento é feito com anestesia, seja ela oral, local, intravenosa ou óxido nitroso. Com isso o paciente não sente dor alguma. E há também outro procedimento que o corte é muito menor no qual a cirurgia é programada e calculada no computador antes do implante.

Quem usa dentadura pode substituir por implantes?

Sim. Os implantes dentários são indicados para 1 ou mais dentes, com isso não há riscos ao implantar todos os dentes.

Devemos colocar os implantes dentários o mais rápido possível?

Sim. Quando o dente quebra ou cai, devemos colocar os implantes dentários o mais rápido possível para evitar qualquer tipo de infecção, além disso, com o passar do tempo o osso da mandíbula se adequará àquela perda, tornando cada vez mais difícil a implantação de uma nova raiz.

Com essa adaptação do organismo, o procedimento fica mais complexo podendo ser necessário fazer uma implantação óssea para ser feito o procedimento do implante posteriormente.

Os implantes podem ser colocados em qualquer idade?

Não. Os implantes são indicados para diversos tipos de pessoas, sem maiores prejuízos ou rejeições, mas não é indicado para todas as idades. Para os menores de 18 anos o procedimento não é indicado, porque os ossos da face ainda estão em fase de crescimento. A partir dessa idade é liberado para todos que quiserem utilizar os implantes dentários.

Os dentes ficarão com aspecto de natural?

Sim. Para isso, o dentista deve atentar-se a estética da boca do paciente. Há pessoas com dentes maiores, dentes menores ou de tamanho padrão. Quando for a uma consulta leve fotos antigas que tenham o seu sorriso bem aparente. O dentista fará um molde, mas nada como dar mais “armas” para um trabalho de excelência.

Os implantes dentários podem ser a melhor solução tanto estética quanto para a própria saúde bucal. Converse com o seu dentista e veja as possibilidades da implantação de novos dentes em sua boca. Lembre-se: a saúde começa pela boca.

Gostou do post? Tem mais alguma dúvida sobre implantes dentários? Deixe seus comentários, será um prazer respondê-los.

 
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário