Veja 9 alimentos que escurecem os dentes

4 minutos para ler

Um sorriso branco e brilhante é o desejo de todas as pessoas. Nada pior que sentir seus dentes escurecendo com o passar do tempo, não é mesmo? Além do cigarro, há outro motivo para os dentes escurecerem: a alimentação.

Para que isso não ocorra, portanto, devemos ficar atentos aos alimentos que escurecem os dentes — e, assim que consumi-los, fazer a higienização bucal imediatamente. Veja, a seguir, uma lista com os nove principais alimentos que escurecem os dentes. Continue a leitura!

Refrigerantes

Os refrigerantes, principalmente os a base de cola, tem diversos corantes que escurecem os dentes. Isso ocorre porque o esmalte dos dentes é desgastado gradativamente, e esses corantes se instalam nas áreas onde o dente fica mais poroso por falta desse esmalte.    

Café

O café também é um alimento com alto índice de pigmentação — seu consumo em excesso provoca o escurecimento nos dentes e prejudica o esmalte dental. Assim como os refrigerantes, o café se instala nas partes em que os dentes ficam mais porosos devido à falta de esmalte.

Vinho tinto

O vinho tinto é um dos alimentos que escurecem os dentes instantaneamente. Isso acontece devido a sua pigmentação roxa vinda das uvas — mas o maior problema é que o álcool diminui a fabricação da saliva, causando e aumentando o tártaro. E é exatamente ali onde a pigmentação fica por mais tempo, manchando os dentes.

Amoras

As amoras são compostas por um fenol chamado cianina, que dá a coloração a frutas e vegetais — mas, além de fazer muito bem à saúde, a cianina pode ser fonte do escurecimento dental. Outras frutas, como cereja, morango e uva, podem causar o mesmo efeito.

Açaí

O açaí é uma sensação entre as pessoas que praticam esportes, pois dá energia e sustentação para as atividades físicas. Mas, com sua cor super escura, o açaí ajuda a manchar e a escurecer os dentes nas regiões com pouco esmalte.

Beterraba

A beterraba é um alimento extremamente saudável, e que não deve ser retirado do cardápio de forma alguma. Ela é, entretanto, um dos maiores vilões dos dentes brancos — mas, para que não haja o corte desse alimento, faça a higienização bucal o mais rápido possível após consumi-la. Dotada de muita cianina, a beterraba pode escurecer ou manchar os dentes.

Chás

Os chás possuem muitos pigmentos, por isso, são causadores do escurecimento dos dentes. Mesmo o chá-verde está nesta lista — mas basta consumir com moderação e fazer a higienização adequada para evitar que seu sorriso fique amarelo.

Guloseimas

O grande problema das guloseimas são os corantes de diversas cores, utilizados para deixá-las atraentes. Os corantes artificiais são os maiores inimigos dos dentes brancos!

Molhos

Os molhos, seja a base de tomate, de soja ou outros ingredientes com cores fortes, são alimentos que escurecem os dentes. Isso porque os industrializados possuem corantes, enquanto uma pigmentação natural proveniente da cianina causa o mesmo efeito nos molhos preparados com frutos in natura. Eles, portanto, se instalam nas partes dos dentes com menos esmalte, causando manchas.

Muitos desses alimentos que escurecem os dentes são saudáveis e indispensáveis para uma dieta balanceada — por isso, a higienização dentária após seu consumo é imprescindível. Outros alimentos que escurecem os dentes podem ser facilmente exterminados da dieta, pois não trazem benefício algum à saúde — é o caso do refrigerante.

Você conhece mais algum alimento deveria estar nessa lista? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente o que você faz para manter os dentes brancos e saudáveis!

 
Posts relacionados

Deixe um comentário