Corrigir a posição dos dentes vai além de ter um sorriso mais bonito. O alinhamento dentário é importante para a saúde bucal em geral, já que o posicionamento incorreto contribui para cáries, mau hálito e pode gerar dores de cabeça. Por falar nisso, você conhece o aparelho invisível?

Muita gente resiste ao tratamento convencional por vergonha de usar aparelho ortodôntico. Os fios e bráquetes metálicos dão um ar jovial demais e chamam mais atenção.

Por isso, a odontologia conta com dispositivos modernos, transparentes e quase imperceptíveis. Assim, dá para ter um sorriso mais bonito com a discrição desejada. Quer saber quais são as opções? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falamos neste post. Confira!

Alinhadores invisíveis

Os alinhadores invisíveis são muito famosos. Afinal, são usados por celebridades no mundo todo por conta de sua funcionalidade e discrição. Eles são placas, semelhantes às usadas em clareamento dental, transparentes e bem fininhas. Dessa maneira, somente de muito perto outra pessoa pode percebê-las no sorriso de quem as usa.

Como funcionam?

Os alinhadores são feitos sob medida e têm ordem sequencial. De acordo com a orientação do dentista, o paciente troca periodicamente essas placas, geralmente, entre 15 e 21 dias, em casa mesmo, até chegar ao fim do tratamento com o resultado desejado.

Para quem são indicados?

Quando foram lançados, os alinhadores invisíveis eram mais limitados a casos com pequenas correções, como o desalinhamento leve. Hoje em dia, com a tecnologia na odontologia, eles podem ser usados em diversos tratamentos, até mesmo os mais complicados. Porém, somente o ortodontista pode avaliar a indicação ou não do dispositivo.

Quais as vantagens?

As vantagens desse tipo de aparelho são inúmeras. A primeira e grande vantagem é ser, praticamente, invisível mesmo. As placas são imperceptíveis de longe, em fotos e em vídeo, o que deixa o paciente satisfeito.

Além disso, são muito confortáveis, não machucam a boca e não precisam de manutenção feita pelo ortodontista, pois é o próprio paciente quem troca as placas, de acordo com a orientação do profissional.

Outro grande ponto para os alinhadores é o fato de serem removíveis. O usuário deve retirá-lo para comer e higienizar a boca, o que facilita bastante a vida dele, não é verdade?

Vale dizer que, apesar dessa vantagem, é importante usar o aparelho por, pelo menos, 22 horas diárias. Por isso, só se deve removê-lo em casos indispensáveis, para não comprometer o resultado.

Aparelhos estéticos

Os aparelhos transparentes são uma ótima alternativa aos convencionais metálicos. Toda a sua estrutura e princípio de funcionamento são iguais aos originais, porém são feitos com materiais transparentes ou de cor semelhante aos dentes, como a porcelana, cerâmica ou safira.

Como funcionam?

Com bráquetes e fios, o alinhamento dos dentes é corrigido por conta da força exercida pelo aparelho sobre eles, assim como é feito nos dispositivos tradicionais de metal.

O diferencial é o material utilizado. No caso dos aparelhos invisíveis, os bráquetes e borrachinhas são transparentes ou leitosas. Já o fio é metálico, mas pode ser pintado de cor clara para dar ainda mais discrição.

Os aparelhos autoligados também podem ser feitos com esses materiais. Assim, ficam ainda mais estéticos, pois não têm a borrachinha, que é a parte que costuma amarelar com o passar dos dias por conta das bebidas e comidas com pigmentos fortes.

Para quem são indicados?

A indicação dos aparelhos estéticos é a mesma para os convencionais. Ou seja, a maioria dos tipos de desalinhamentos pode ser tratada, tanto em crianças quanto em adolescentes em adultos.

O ortodontista avaliará cada quadro e indicará o material mais apropriado, já que alguns são mais resistentes e se mantêm transparentes por mais tempo do que os outros, como a safira em relação à cerâmica.

Quais as vantagens?

O brilho e a cor prateada dos aparelhos metálicos se destacam mesmo de longe e isso incomoda muita gente, principalmente adolescentes e adultos. Por isso, os aparelhos estéticos, feitos com materiais transparentes ou que se aproximam da cor dos dentes, têm um ótimo custo-benefício.

Aparelho lingual

De todos os aparelhos estéticos, o aparelho lingual é o mais discreto. Isso porque são colocados na face de trás dos dentes. Assim, eles não aparecem quando a pessoa fala ou sorri. Se o paciente não contar, ninguém saberá que ele usa.

Como funciona?

Ele tem o funcionamento igual ao do aparelho convencional, inclusive é feito de material metálico. A diferença é o posicionamento dos bráquetes e fios. Porém, ele é mais polido e arredondado, justamente para não incomodar, nem machucar a língua.

Algumas dúvidas sobre esse dispositivo se referem à higienização e fala, se ficam mais difíceis. Por mais que pareça que sim, isso é um mito. Tanto a dicção quanto a higiene bucal não são prejudicadas com esse aparelho. A verdade é que a limpeza deve ter o mesmo cuidado que o convencional.

Para quem é indicado?

Em todos os casos em que o aparelho metálico convencional é indicado, o dispositivo lingual também pode ser prescrito. Apenas em crianças é que o custo-benefício não é tão vantajoso e, por isso, pode não ter indicação.

Quais as vantagens?

A principal vantagem do aparelho lingual é que ele é totalmente invisível no sorriso. Quem usa não precisa se preocupar, pois as pessoas não perceberão. Com isso, não precisa ser removido em eventos especiais, como o casamento ou formatura. Além do mais, não interfere na harmonia do rosto.

O tratamento ortodôntico é importante para preservar a saúde, dar mais qualidade de vida e devolver a autoestima do paciente. Um sorriso alinhado é bonito e facilita a higienização, prevenindo diversos problemas bucais.

No entanto, muitas pessoas não querem usar os dispositivos convencionais por conta da sua aparência metálica. Felizmente, existem os aparelhos invisíveis, que corrigem a posição dos dentes com a discrição desejada.

Precisa usar aparelho ortodôntico? No CROOl —Centro Odontológico você encontra profissionais capacitados e tecnologia de última geração para fazer o melhor tratamento. Entre em contato conosco agora mesmo e marque já uma avaliação.